terça-feira, 20 de novembro de 2012

Módulo 3 - Homens, Pensamento e Cultura, Abordagem Filosófica e Antropologia.

Módulo 3 -  Homens, Pensamento e Cultura, Abordagem Filosófica e Antropologia.
No dia 4 de agosto, nossa terceira aula, oramos com as professoras Eunice e Michela, começa a aula, passamos a estudar o módulo 3: Homens, Pensamento e Cultura, Abordagem Filosófica e Antropologia. Os filósofos em suas teses queriam estudar e entender o ser humano.
Aprendemos que na convivência, se educa e se trona o que é, precisamos pensar como a educação acontece, seja ela dentro ou fora da escola.
O Significado da  palavra trabalho para mim é construir cada um sua identidade. Logo o objetivo da escola é educar e formar cidadãos.
No estudo deste módulo vi o quanto é importante, então pensar, refletir no seu, e no dia a dia da escola, eu porém me coloquei em questão, porque estou nesse trabalho como funcionário?
O devir humano, falamos da transformação, a mudança, o tornar-se diferente do que se foi, é no devir humano que a natureza se faz humanidade em cada um de nós.
Vimos alguns vídeos, que nos ensinou a refletir, na nossa vida e na dos outros. Aprendemos mais sobre: linguagem, práticas culturais e educação. 
Com a linguagem tanto podemos esclarecer como obscurecer os significados da mesma. Exemplo: um vendedor pode convencer seu cliente com sua maneira de falar.
Vimos também: valores, práticas culturais e educação. Entende-se para essa cultura quem não puder pagar fica de fora, fica excluído! Simples não? O conceito de valor, saúde, cidadania, ensino. Com base nos valores morais, podemos decidir sobre o que vale a pena ou não fazer, para a conservação e transformação da vida social.
Observando práticas culturais na escola e cidadania, como funcionário de apoio, a participação chega parecer sem importância é assim porque não poderia ser de outro jeito. É como se você só pudesse participar da educação na escola cumprindo uma função e conservando as relações já estabelecidas (aluno é aluno, professor é professor e diretor é diretor, mãe é mãe e funcionário é funcionário), nessas práticas participativas, cada um assume um papel, cumpre uma função e não pode ser diferente para si e para os outros. Na escola tudo tem a ver com educação de todos, e por isso temos responsabilidades pelo que fazemos na escola. A aula termina, foi muito proveitosa, eu sou grata a Deus por tudo.

Marlene Fernandes Gonçalves
Agente de Limpeza.
Profuncionario

Nenhum comentário:

Postar um comentário