sexta-feira, 20 de setembro de 2013

REFLEXÃO MODULO 14 CONTABILIDADE NA ESCOLA


Reflexão Final do Módulo 14

            Iniciamos nossas atividades com a confecção de nossa própria mandala, e em seguida assistimos a palestra sobre primeiros socorros com dois soldados do corpo de bombeiros do nosso município, na palestra aprendemos que: os primeiros socorros, são procedimentos utilizados primeiramente para se preservar a condição de vida de um individuo até a chegada de um médico profissional, uma equipe médica, ou até o deslocamento a um Hospital mais próximo, para que sejam adotados as medidas que a situação requer, conforme avaliação profissional especializada, foram citados - O que devo saber sobre hemorragias; Como agir nos casos de envenenamentos; o que fazer em caso de queimaduras; o que fazer em acidentes com a eletricidade.

            Logo depois iniciamos o Estudo do módulo 14 – Contabilidade na Escola nos proporcionou refletir sobre a contabilidade como uma necessidade humana – pois é a ciência que por meio de registros padronizados, controla tudo que ocorre com o patrimônio do homem, (patrimônio se refere aos bens, direitos e obrigações que uma empresa ou pessoa possui) é a forma mais segura para administrar seu negócio; e ela se divide em – Contabilidade Comercial e Contabilidade Pública. Contabilidade Comercial é o ramo da disciplina contábil que interage diretamente com as empresas comerciais. Sua estrutura é voltada para resultados de exercícios que tendem a ter lucros ou prejuízos. Lida com o comércio, o qual por definição é a troca de bens e ou serviços por outros bens e ou serviços, sejam estes pecuniários ou não.

            Contabilidade Pública exerce a função de prever, escriturar, controlar, analisar e interpretar os atos e fatos da gestão pública.

            No pratique 3 mencionamos a escola como patrimônio público, onde ele é registrado, quem é o responsável legal, e quem verifica o patrimônio.

            Refletimos sobre a importância de se planejar, se organizar, não só em se tratando de uma viagem, mas principalmente falando no planejamento público – existem leis exigindo que as ações governamentais façam parte de um planejamento – A Constituição Federal. É indispensável que o governo elabore seu planejamento, mas para realiza-lo terá de contratar pessoas, comprar máquinas, equipamentos, materiais etc, e tudo isso são as despesas, e os recursos para pagar essas despesas são chamados de receitas, e esses recursos vêm dos tributos, impostos e taxas que nós cidadãos brasileiros temos o dever de pagar.

            No pratique 4 fomos convidados a elaborar nosso próprio orçamento, com nossas receitas e despesas; A Constituição Federal define pelo menos três tipos de leis que normatizarão onde e como os recursos serão adquiridos e gastos são – Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual.

            Outro ponto importante dentro do módulo é a importância de solicitar a emissão da nota fiscal ao efetuar compras e serviços. A emissão de nota fiscal evita a evasão de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ou seja, perdas para a sociedade que impactam diretamente em setores como saúde, educação e saneamento básico.

                Discutimos sobre o grau de satisfação em relação a aplicação do dinheiro público em nosso Município. O meu grau de satisfação é médio, Como cidadão não estou sendo atuante, não tenho como cobrar muita coisa, pois não participa das audiências públicas.

 

ADRIANA MENA
SECRETARIA ESCOLAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário