REFLEXÃO DO MÓDULO – Administração de materiais
Este
módulo apresenta informações básicas necessárias ao desenvolvimento das
habilidades essenciais aos cuidados com o patrimônio público, no âmbito da
escola. Os conteúdos estão relacionados à aquisição, à manutenção, à
preservação e à economia dos bens públicos, que se comunicam transversalmente
com valores, como ética, transparência e democracia, além da conscientização
ambiental.
Nesse
sentido a transformação da escola em um espaço verdadeiramente educativo
depende necessariamente da transformação dos hábitos das atitudes de uma
cultura do não desperdício e do uso racional de todos os componentes
patrimoniais – ambientais, culturais, morais e materiais – com um aspecto
crucial à transformação da escola.
Neste
módulo deparamos com dois termos muito importantes: administração e gestão.
Quanto
à administração, sem percebermos no nosso dia a dia o que fazemos é pura
administração, exemplos: orçamento doméstico; nas relações familiares; nas
relações de trabalho; em relação a nossa vida pessoal e profissional.
Em
relação ao espaço educacional não será diferente.
E
sobre gestão estudamos que ela é caracterizada pelo reconhecimento da
importância efetiva e consciente das pessoas envolvidas nos processos
decisórios em todas as instâncias de seu trabalho.
Em
sala foram os cursistas foram divididos em grupo, e cada grupo explicou uma
unidade do módulo, e no final de cada apresentação a tutora acrescentava algo
sobre o conteúdo.
Fizemos
uma dinâmica, onde cada aluno desenhasse em uma folha de sulfite seu rosto,
detalhe um começava por um traço e passava para o próximo, assim até chegar à
você seu papel sulfite, caso você reconhecesse. Outras dinâmicas como:
caça-palavras e ilustrações sobre reciclagem.
É
importante que todos consigam refletir sua prática e propor ações de
intervenção na realidade da escola, multiplicando atitudes positivas no seio da
comunidade. As ações educativas acontecem a partir da intenção de educar,
podendo se dar em todos os espaços da escola, além da sala de aula. Assim, a
consciência quanto ao uso racional dos materiais e dos equipamentos escolares,
deve sofrer as influências positivas de uma administração de materiais voltada
à construção de uma postura crítica – individual e coletiva – em relação ao não
desperdício como cultura de preservação do meio ambiente, de conservação do
patrimônio público.
Secretaria Escolar
Adriana Mena
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