segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS


REFLEXÃO DO MÓDULO – Administração de materiais

 

            Este módulo apresenta informações básicas necessárias ao desenvolvimento das habilidades essenciais aos cuidados com o patrimônio público, no âmbito da escola. Os conteúdos estão relacionados à aquisição, à manutenção, à preservação e à economia dos bens públicos, que se comunicam transversalmente com valores, como ética, transparência e democracia, além da conscientização ambiental.

                Nesse sentido a transformação da escola em um espaço verdadeiramente educativo depende necessariamente da transformação dos hábitos das atitudes de uma cultura do não desperdício e do uso racional de todos os componentes patrimoniais – ambientais, culturais, morais e materiais – com um aspecto crucial à transformação da escola.

            Neste módulo deparamos com dois termos muito importantes: administração e gestão.

            Quanto à administração, sem percebermos no nosso dia a dia o que fazemos é pura administração, exemplos: orçamento doméstico; nas relações familiares; nas relações de trabalho; em relação a nossa vida pessoal e profissional.

            Em relação ao espaço educacional não será diferente.

            E sobre gestão estudamos que ela é caracterizada pelo reconhecimento da importância efetiva e consciente das pessoas envolvidas nos processos decisórios em todas as instâncias de seu trabalho.

                Em sala foram os cursistas foram divididos em grupo, e cada grupo explicou uma unidade do módulo, e no final de cada apresentação a tutora acrescentava algo sobre o conteúdo.

            Fizemos uma dinâmica, onde cada aluno desenhasse em uma folha de sulfite seu rosto, detalhe um começava por um traço e passava para o próximo, assim até chegar à você seu papel sulfite, caso você reconhecesse. Outras dinâmicas como: caça-palavras e ilustrações sobre reciclagem.

            É importante que todos consigam refletir sua prática e propor ações de intervenção na realidade da escola, multiplicando atitudes positivas no seio da comunidade. As ações educativas acontecem a partir da intenção de educar, podendo se dar em todos os espaços da escola, além da sala de aula. Assim, a consciência quanto ao uso racional dos materiais e dos equipamentos escolares, deve sofrer as influências positivas de uma administração de materiais voltada à construção de uma postura crítica – individual e coletiva – em relação ao não desperdício como cultura de preservação do meio ambiente, de conservação do patrimônio público.

Secretaria Escolar
Adriana Mena

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