segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO


Reflexão Final do Módulo Estatística aplicada à Educação

 

     Este módulo teve como objetivo refletir a partir da Estatística Básica sobre as ferramentas consolidadas pelo uso e pela ciência, disponíveis a todos, que auxiliam na tomada de decisão. A Estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises. Algumas vezes, o termo Estatística é empregado para designar os próprios dados ou números, por exemplo, estatística de empregados, de acidentes, etc.

     O primeiro levantamento estatístico de que se tem conhecimento se deve a Heródoto e se refere a um estudo da riqueza da população do Egito, cuja finalidade era averiguar quais eram os recursos humanos e econômicos disponíveis para a construção das pirâmides, isso no ano de 3050 a. C.

     No dia a dia, trabalhamos muito com tabelas e gráficos indicando notas, frequência e controle de vários setores da escola, dos alunos, funcionários. Mesmo sem fazer uso de forma consciente a estatística está presente em nossa vida profissional.

     Assistimos à palestra sobre Autoestima e motivação, com a psicopedagoga Aparecida Giroto, ela nos incentivou com sua história de vida, relatou que superou muitas barreiras para ser o que ela é hoje, que sem motivação e planejamento ela poderia desistir nos primeiros obstáculos.

     Citou nos como exemplos, pois a maioria são pais e mães de famílias, e estavam ali em pleno sábado buscando um objetivo.

     Fez a dinâmica do chapéu com o intuito de saber como anda nossa autoestima e motivação.

     Em sala de aula resolvemos atividades do módulo com o auxilio da tutora, fizemos algumas dinâmicas, colocamos no papel nossos projetos , avaliamos nossa autoestima e lemos o texto “Nunca desista de seus sonho” de Augusto Cury.

     Este foi o último módulo do bloco II da secretaria escolar, próximo passo entrega do memorial rumo à colação de grau.

 
Secretaria Escolar
Adriana Mena

Nenhum comentário:

Postar um comentário