Reflexão Final do Módulo Estatística
aplicada à Educação
Este
módulo teve como objetivo refletir a partir da Estatística Básica sobre as
ferramentas consolidadas pelo uso e pela ciência, disponíveis a todos, que
auxiliam na tomada de decisão. A Estatística se interessa pelos métodos
científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados,
bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis
baseadas em tais análises. Algumas vezes, o termo Estatística é empregado para
designar os próprios dados ou números, por exemplo, estatística de empregados,
de acidentes, etc.
O primeiro levantamento estatístico de que
se tem conhecimento se deve a Heródoto e se refere a um estudo da riqueza da
população do Egito, cuja finalidade era averiguar quais eram os recursos
humanos e econômicos disponíveis para a construção das pirâmides, isso no ano
de 3050 a. C.
No dia a dia, trabalhamos muito com tabelas
e gráficos indicando notas, frequência e controle de vários setores da escola,
dos alunos, funcionários. Mesmo sem fazer uso de forma consciente a estatística
está presente em nossa vida profissional.
Assistimos à palestra sobre Autoestima e
motivação, com a psicopedagoga Aparecida Giroto, ela nos incentivou com sua
história de vida, relatou que superou muitas barreiras para ser o que ela é
hoje, que sem motivação e planejamento ela poderia desistir nos primeiros
obstáculos.
Citou nos como exemplos, pois a maioria são
pais e mães de famílias, e estavam ali em pleno sábado buscando um objetivo.
Fez a dinâmica do chapéu com o intuito de
saber como anda nossa autoestima e motivação.
Em sala de aula resolvemos atividades do
módulo com o auxilio da tutora, fizemos algumas dinâmicas, colocamos no papel
nossos projetos , avaliamos nossa autoestima e lemos o texto “Nunca desista de
seus sonho” de Augusto Cury.
Este foi o último módulo do bloco II da secretaria
escolar, próximo passo entrega do memorial rumo à colação de grau.
Adriana Mena
Nenhum comentário:
Postar um comentário