segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PRODUÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS


REFLEXÃO DO MÓDULO 13

Produção e Industrialização de Alimentos.

 

            No dia três de agosto de Dois Mil e Treze, iniciamos a aula com a oração “Senhor fica comigo durante este dia” feita pela professora Dulce.

            Em seguida recebemos as figuras para pintar a dinâmica “Mandala”.

            Na Mandala, o símbolo, trabalha os seguintes aspectos pessoais e físicos, promovendo o bem-estar; o emocional, é o símbolo da integração e da harmonia, pode ser usado na decoração de ambientes, na arquitetura ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual.

            Nós recebemos a figura Mandala e pintamos em cores diversificadas.

            Logo após, a nutricionista Vanessa, que trabalha na Prefeitura de Ivinhema, ministrou uma palestra orientando sobre bons hábitos alimentares destacando os assuntos: como o ser humano bem alimentado previne-se de doenças. O alimento deve ser preparado com higiene e devemos consumir vários tipos de nutrientes por dia. Devemos ter seis refeições diárias de três em três horas, para nosso metabolismo funcionar corretamente. Todos os dias deve-se consumir frutas, verduras e legumes, grãos, cereais e dar preferência aos produtos integrais, pois, os integrais ajudam na eliminação de gorduras evitando o colesterol. Optar por comer carnes magras e aves sem a pele. Evitar frituras e preferir assados, cozidos ou grelhados e não utilizar banha na preparação dos alimentos. Uma família com quatro pessoas deve consumir um litro de óleo por mês e a dose máxima de sal é de cinco gramas por dia e consumir doses baixas de doce. Realizar as refeições em locais tranquilo sentados à mesa. Ingerir dois litros de agua por dia.

            Assistimos um vídeo sobre cultura e colonização indígena onde dizia que nossa culinária teve influência com a vinda dos negros da Africa. A dança a musica, religião e culinária trouxeram experiências de trabalho na culinária como: grelhados, assados, evaporados e defumados. O vídeo foi de Eduardo de Willian Camargo com os temas: diversidade etnias, fatores culturais, racismo, globalização, hoje  o mundo cabe na palma da mão, “O computador”.

            Falamos sobre a agua, como é importante em nossa vida, sem ela não sobrevivemos.

            “Agua, sinônimo de vida”.

            Esta aula foi muito agradável com a palestra da nutricionista para reforçar nosso entendimento sobre a alimentação saudável e com o complemento das dinâmicas da tutora Dulce, concluímos nossa aula.

            Cursita em técnica de alimentos: Nilse Morena Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário